SAIBA COMO EVITAR AS FUGAS DO SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO
- Soprecam Associação
- 21 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Os alertas a respeito de animais domésticos soltos nas ruas são comuns nos grupos de moradores de Camboinhas. Os cães e gatos desacompanhados podem sofrer acidentes no trânsito, além de colocar em risco pedestres e outros animais que circulam guiados pelos seus dono. Por isso, quem tem pets em casa deve redobrar a atenção.
Os tutores têm a responsabilidade e dever legal de manter os animais seguros e limitar o acesso à via pública.
Se a sua residência possui grades ou portões que permitem fácil acesso à rua, procure maneiras de limitar a circulação do animal e mantê-lo mais distante da via. Confira abaixo algumas medidas simples que irão ajudar a mantê-lo mais protegido e evitar acidentes:
Instale portões secundários nas laterais ou em áreas restritas. Além de mantê-lo mais afastado da fachada, a proteção ajuda a garantir que o animal não escape durante a entrada e saída de pessoas e veículos em sua residência.
Use telas para dificultar a circulação e fuga de gatos ou cães de pequeno porte;
Ao passear, mantenha o animal sempre preso à guia. Isso garantirá não apenas a segurança do seu pet, mas também evitará acidentes com outros animais e pedestres;
Treine o animal para obedecer aos seus comandos, assim será mais fácil controlá-lo caso escape da guia;
Não deixe o animal sozinho do lado de fora de estabelecimentos ou sem a supervisão de um responsável;
Vale lembrar que a castração também reduz bastante as fugas, principalmente dos gatos, além de prevenir algumas doenças e evitar a reprodução indesejada.
Outra dica importante é o uso de coleira com identificação do cão ou gato e telefones do responsável. Essa medida facilita o contato com os tutores e reduz o tempo em que o animal permanece na rua sem acompanhamento.





Comentários