top of page

Moradores se unem e dizem NÃO aos ônibus.

  • Soprecam Associação
  • 27 de set. de 2023
  • 2 min de leitura


Os moradores de Camboinhas mais uma vez mostraram que estão atentos e unidos pela qualidade de vida e proteção do bairro. Na noite dessa terça-feira (26/09) o auditório da Sede Social da Soprecam ficou pequeno para a quantidade de moradores que compareceram à reunião para discutir um tema que tem preocupado a todos: a circulação de ônibus em Camboinhas.


A reunião foi solicitada pela Prefeitura e contou com a presença do administrador da Região Oceânica, Binho Guimarães, o secretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier e a procuradora do Município Karina Diniz, além da diretoria da Soprecam e os moradores. A Prefeitura esclareceu que não tem planos de implementar linhas de ônibus que passem por dentro do bairro, mas informou que o Município responde ao Inquérito Civil Público (nº2023.00049399) instaurado pelo Ministério Público, em janeiro de 2023, para apurar a falta do transporte público em Camboinhas. O inquérito é resultado de uma denúncia anônima que chegou ao MP.


Segundo a procuradora, Karina Diniz, a reunião desta terça-feira teve como principal objetivo documentar a opinião dos moradores e embasar a resposta do Município ao MP, que, de acordo com Binho Guimarães e Renato Barandier, também não é a favor da circulação de ônibus em Camboinhas.


Renato Barandier destacou que o Município tem feito investimentos para melhoria da mobilidade em toda a região e a proposta para Camboinhas é reforçar o transporte cicloviário, uma solução mais ecológica, saudável e de menor impacto estrutural e social. O bairro vai receber uma estação de ônibus na Praça Stuessel Amora, na nova entrada de Camboinhas, e um bicicletário seguro e eficiente para que a população e os trabalhadores possam optar pelo transporte cicloviário para se deslocar para casa ou trabalho.


Moradores dizem não




A Soprecam realizou uma enquete nas redes sociais para compreender a opinião dos moradores e a resposta foi significativa! Mais de 600 comentários foram deixados somente na página do Instagram da Associação, a maioria discordando da entrada de ônibus em Camboinhas. O presidente e o vice-presidente da Soprecam, Paulo Roberto Pilotto e Mario Rocha, reforçaram que a Associação está com os moradores e não quer a circulação de ônibus no bairro.

A população também teve a oportunidade de se manifestar na reunião e levantaram argumentos importantes contra a implementação de uma linha em Camboinhas, como a possibilidade de aumento nos engarrafamentos devido às ruas estreitas, os impactos na segurança, ordenamento e meio ambiente, além da desvalorização do bairro.


A Soprecam vai encaminhar toda a documentação referente à reunião para a Prefeitura para que ela possa utilizá-la na resposta ao Ministério Público, que deve ser encaminhada pelo Município até o dia 4 de outubro. A voz dos moradores foi ouvida e agora é hora de buscarmos soluções que atendam aos anseios da população.


Agradecemos a presença e a participação de todos os moradores que se envolveram nesse importante debate. Continuaremos acompanhando de perto o desdobramento dessa discussão e informaremos a todos sobre as próximas etapas.

 
 
 

Comentários


  • Facebook - Grey Circle
  • LinkedIn - Grey Circle
bottom of page