CUIDADO COM O "GOLPE DA MAQUININHA"
- Soprecam Associação
- 10 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de set. de 2021
Confira as dicas do Procon-RJ para escapar da ação dos estelionatários de plantão

Quem costuma pedir comida em casa por aplicativo precisa ficar atento na hora de realizar o pagamento do pedido. Isso porque os aplicativos de delivery têm sido utilizados por estelionatários para o chamado “golpe da maquininha”.
Em geral o golpe funciona assim: na hora de registrar o pagamento, o entregador digita na máquina de cartão valores bem superiores aos que afirmam estar cobrando. As vítimas não percebem a fraude, por distração ou até mesmo por alterações no visor da máquina, e colocam as suas senhas após solicitação do criminoso. Só depois se dão conta de que valores indevidos foram debitados de suas contas.
Outra estratégia dos estelionatários é filmar o cartão e a senha enquanto o cliente está realizando o pagamento. Enquanto rouba os dados, o entregador distrai a vítima com a desculpa de que está aguardando o sinal da máquina para finalizar a cobrança.
As formas de ludibriar as possíveis vítimas são diversas e se você ainda não sabe como se proteger, confira abaixo algumas orientações importantes do Procon-RJ:
Sempre que possível efetue o pagamento direto pelo aplicativo;
Não forneça os dados do cartão e senha por telefone ou aplicativos de conversa;
Ao receber o seu pedido, nunca digite a senha sem antes conferir o valor no visor da maquininha;
Se notar algum problema com a máquina, como visor quebrado, adesivos ou qualquer outro dano que impeça de ver os dados do pagamento, recuse-se a digitar a senha.;
Sempre exija o comprovante do pagamento.
Caso o entregador peça algum valor extra, recuse o pagamento e entre em contato com o estabelecimento;
Caso haja algum problema com a máquina após digitar a senha e o entregador solicite novo pagamento, verifique em sua conta se o primeiro lançamento de fato não foi registrado;
Nunca libere a entrada de entregadores em sua residência;
Em caso de suspeita, denuncie ao aplicativo e estabelecimento responsável.
Se mesmo com todos esses cuidados você acabar caindo no golpe, registre a ocorrência na delegacia mais próxima





Comentários